quinta-feira, 29 de abril de 2010

Unidade I - Aspectos Históricos

TURMINHA ENCENA HISTÓRIA DOS IMIGRANTES


Eles encenaram toda a dificuldade que os imigrantes de italianos passaram quando chegaram em nosso município e uma das histórias que mais chamaram a atenção da Turminha foi sobre as Pedras-Mós, utilizadas para a produção de farinha de milho e que formaram a primeira indústria de Criciúma: uma atafona.

O monumento das pedras fica localizado na Praça do Imigrante. Conta-se que os italianos levaram 29 dias para trazer as pedras de Urussanga a Criciúma e quando estavam chegando próximo às casas, resolveram deixar as pedras encostadas em uma árvore e pegá-las na manhã do dia seguinte, já que queriam reencontrar a família. Naquela noite, porém, uma forte chuva caiu sobre o local e a árvore em que estavam apoiadas as pedras foi atingida por um raio, fazendo com que as Pedras-Mós rolassem morro abaixo, o que dificultou ainda mais o trabalho dos imigrantes para trazê-las de volta.


QUEM PARTICIPA PENSA ASSIM...


“Estou aprendendo junto com as crianças. Muitas coisas sobre Criciúma eu também não sabia”.

Taiane Cardoso Bernardo
Mãe de aluno do Colégio Rogacionista



“Passei muitas vezes pela Praça do Imigrante, mas nunca tinha parado para ler e entender o significado do monumento. Eu e meu filho estamos aprendendo juntos”.

Andréia de Souza
Mão de Aluno do CHS
































Vanessa Nórdio
Novo Texto Comunicação
Assessoria de Imprensa da ACTU
(48) 3437.7267 - (48) 3437.4335

Nenhum comentário:

Postar um comentário